Medicamentos para acne

Quais medicamentos ajudam contra a acne?

Tanto as várias formas de acne vulgar convencional como outras requerem um tratamento médico adaptado individualmente ao tipo e extensão da doença. As medidas de apoio também incluem ajustes na dieta (evitar alimentos que promovem a acne), a inclusão de suplementos alimentares que reduzem o desenvolvimento da acne e o trabalho para redução do estresse em uma abordagem holística.

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

No tratamento profissional, a cor da pele, a idade e as condições de vida do paciente desempenham um papel decisivo. Além de várias formas de terapia de luz, o tratamento da acne usa principalmente medicamentos que combatem a acne causando um ou mais dos seguintes efeitos: 

  • Redução da produção sebácea
  • Prevenção de inflamações
  • Alivio da inflamação existente
  • Redução de cornificações
  • Combate às bactérias da acne (Propionibacterium acnesP. acnes)

 

Há uma distinção entre terapia tópica (externa) e sistêmica (interna). A maioria das formas leves e moderadas da acne podem ser tratadas com medicamentos na forma de cremes, géis e loções. Se o tratamento tópico não for suficiente, o tratamento sistêmico com medicação em forma de comprimido ou cápsula é escolhido para casos de acne grave. 

Quais são os ingredientes certos para tratar a minha acne?

Cada pele é diferente, portanto, é necessário analisar o seu tipo. Na FORMEL Skin, você recebe uma avaliação da sua pele de um médico especialista e a recomendação dos ingredientes certos para você. Basta preencher o nosso questionário online!

Geprüfte Experten
Geprüfte Experten

Die Ärzte mit denen wir arbeiten sind geprüfte Experten in ihrem Fachgebiet.

Prós e contras de vários ingredientes ativos e medicamentos para a acne

Não existe um “melhor” medicamento ou “mais eficaz” para a acne. Cada medicamento tem um mecanismo de ação diferente e pode estar associado a diferentes riscos e efeitos colaterais. Além disso, o tratamento médico da acne é um processo que pode levar vários meses ou anos. Embora os primeiros resultados sejam, frequentemente, visíveis rapidamente, durante o tratamento, a medicação utilizada deve ser adaptada ao progresso e ao tipo de pele tratada. Consultas regulares com um dermatologista ajudarão você a usar sempre a medicação correta. 

Antibióticos inibem a inflamação e combatem as bactérias

O foco do tratamento com antibióticos é eliminar as bactérias, prevenir e inibir as inflamações associadas a elas. Para o tratamento tópico (na forma de creme), utiliza-se, principalmente, clindamicina, tetraciclinas e, em casos excepcionais, eritromicina. A clindamicina provou ser eficaz porque combate as bactérias da acne (Propionibacterium acnes) de forma muito eficaz e, portanto, age muito rapidamente nas formas inflamatórias da acne. Na terapia tópica, os antibióticos devem sempre ser usados ​​em combinação com o peróxido de benzoíla, ácido azelaico ou retinóides. Caso contrário, o corpo se acostuma com os ingredientes ativos e os efeitos desaparecem com o tempo. Na terapia sistêmica (com a pílula oral), a minociclina e, alternativamente, a doxiciclina são usadas. Ao contrário de muitos outros antibióticos, a minociclina tem a vantagem de não reduzir a eficácia da pílula anticoncepcional. 

Os possíveis efeitos colaterais da antibioticoterapia dependem se os ingredientes ativos são aplicados na pele na forma de cremes ou géis ou tomados como comprimidos. Quando aplicados externamente, pode ocorrer vermelhidão e irritação da pele, principalmente no início do tratamento, até que a pele se acostume com o ingrediente ativo. Quando usado internamente, os efeitos colaterais são muito mais graves e diferem, significativamente, de medicamento para medicamento. Avalie se o tratamento com pílulas é realmente necessário ou se um método mais suave é possível para você.

Retinóides: combate eficaz da acne com derivados da vitamina A

Os retinóides são derivados da vitamina A e são um dos tratamentos mais eficazes contra a acne, pois combinam múltiplos mecanismos de ação. Retinóides como tretinoína, adapaleno e isotretinoína funcionam da seguinte forma:

  • Anti-inflamatório
  • Comedolítico (dissolução de cravos)
  • Anticomedogênico (abertura dos poros)
  • Redução e prevenção das rugas, estimulando a regeneração das células da pele (queratinócitos)

Na maioria dos casos, os dermatologistas confiam no tratamento com a tretinoína em forma de creme, pois ela reduz a produção de sebo e ajuda a rejuvenescer a pele, estimulando a formação de colágeno e elastina. O ingrediente ativo provou ser altamente eficaz, está em uso há décadas e, portanto, foi testado e comprovado. 

Os retinóides podem ser usados ​​tanto na terapia tópica (como creme), quanto na terapia sistêmica. Quando aplicados topicamente, eles ajudam a remover as células mortas da pele e a reduzir as rugas leves (através da produção de colágeno). O tratamento sistêmico (na forma de pílulas), geralmente, apresenta resultados mais rápidos, mas costuma afetar, temporariamente, os testes de função hepática e da enzima muscular queratina (quinase). Os efeitos colaterais típicos podem ressecar olhos, lábios e mucosa oral. 

Isotretinoína em forma de pílula para tratar a acne grave

Na maioria dos casos, a acne grave é tratada sistemicamente com a isotretinoína, porque ela reduz o tamanho das glândulas sebáceas (glândulas de gordura da pele), reduz a produção de gordura e elimina os distúrbios da queratinização. Ao mesmo tempo, ela neutraliza as reações inflamatórias e a colonização de bactérias. O problema é que a isotretinoína está associada a uma série de riscos e possíveis efeitos colaterais, razão pela qual o tratamento não é adequado ou aprovado para todos. Desta forma, o tratamento não deve ser realizado nos seguintes casos:

  • Em mulheres grávidas e lactantes
  • Ao tomar tetraciclinas concomitantemente (devido às interações)
  • Com terapia de luz simultânea (pode haver aumento da sensibilidade à luz)
  • Em casos de doenças hepáticas graves (para evitar o estresse adicional do fígado)

 

É necessário orientação médica antes do tratamento com a isotretinoína. Se você não testou outros métodos de tratamento, recomendamos tratamentos menos agressivos com uma abordagem holítica. 

O peróxido de benzoíla (BPO) é usado no tratamento tópico da acne leve e moderada

O BPO reduz os distúrbios da cornificação e combate as bactérias da acne (Propionibacterium acnes) através do seu efeito antimicrobiano (contra microorganismos/bactérias). Dependendo da gravidade da acne, cremes e géis com concentração de BPO entre 2,5 e 10% são usados. A eficácia total é, geralmente, alcançada em baixas concentrações. Uma grande vantagem é que o corpo não se acostuma com o peróxido de benzoíla. Portanto, ele pode ser usado por um longo período de tempo sem que o efeito diminua. 

Outra vantagem são os poucos efeitos colaterais. Mesmo que a vermelhidão, descamação e o ressecamento possam ocorrer nos primeiros dias e semanas, o corpo, geralmente, se acostuma com o ingrediente ativo dentro de algumas semanas. Além disso, o peróxido de benzoíla tem um efeito branqueador nos têxteis. Este efeito é inofensivo para a pele, mas limita um pouco o seu uso diário. Outro efeito colateral é que o BPO dissolve a própria vitamina E da pele. Por isso, aconselhamos aplicar BPO apenas seletivamente nas áreas afetadas e não em todo o rosto. 

Ácido Azelaico: tratamento suave para peles sensíveis 

O ácido azelaico é, frequentemente, usado no início da terapia tópica para acne ou rosácea, pois é suave na pele e, em geral, melhora a tez e fecha os poros. Em uma concentração usual de 15% ou mais, o ingrediente ativo tem um efeito anti-inflamatório, antibacteriano e anticomedogênico (abertura dos poros). 

Embora possa haver efeitos colaterais isolados, como uma leve sensação de queimação ou coceira imediatamente após o uso no primeiro mês, eles, geralmente, não ocorrem. Basicamente, o ácido azelaico é usado na medicina porque é bem tolerado por pessoas com a pele sensível e, portanto, também é adequado para terapia de manutenção e de longo prazo. Além disso, ele também pode ser usado durante a gravidez.

Ácido Salicílico: regeneração natural da pele através da descamação

O ácido salicílico pode ajudar a dissolver cravos e, em concentrações mais altas, neutralizar os distúrbios de queratinização. Sendo assim, ele é, frequentemente, usado em conjunto com outros ingredientes ativos para tratar a acne leve. Comparado aos ácidos de frutas, o ácido salicílico penetra mais profundamente na pele para uma "descamação" eficaz das células mortas, o que, por sua vez, estimula o processo de renovação natural da pele. Embora os efeitos colaterais sejam raros, dependendo da concentração, pode ocorrer pele seca, irritação ou vermelhidão, principalmente no início do tratamento. Este processo é chamado de “limpeza da pele”.

 

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Combinações fixas: melhor efeito através da combinação

Muitos dos medicamentos mencionados são mais eficazes quando usados ​​em conjunto. As combinações fixas mais importantes no tratamento da acne são:

  • Peróxido de benzoíla e clindamicina (Duac)
  • Tretinoína e clindamicina (Acnatac)
  • Adapaleno e peróxido de benzoíla (Epiduo / Epiduo forte)

 

Observe que as concentrações dos agentes listados acima são altas e, portanto, podem ser agressivas à pele. Efeitos colaterais como descamação, vermelhidão, irritação e ressecamento podem ocorrer com frequência. Recomendamos que você tenha a concentração dos ingredientes ativos ajustada a você por um dermatologista e mesclada com ingredientes ativos de apoio, como a niacinamida. 

O dermatologista também pode criar outras combinações de ingredientes ativos, como ácido azelaico e tretinoína, que podem ser mais indicadas para você.

Preparos hormonais: pílulas anticoncepcionais contra o gatilho da acne

Se mulheres com acne grave quiserem usar a contracepção em qualquer forma, certas pílulas anticoncepcionais podem ser usadas para conter o gatilho da acne hormonal. Os contraceptivos (anticoncepcionais) neutralizam os hormônios sexuais masculinos (andrógenos) causadores da acne através dos hormônios sexuais femininos (como as progestinas). O acetato de ciproterona é a progestina mais usada. Use este método apenas se você quiser usar a pílula para contracepção ou já estiver usando-a. Você também deve sempre discutir abertamente com o seu ginecologista se existem outras causas hormonais que promovem a acne. 

No lugar dos hormônios, qual é a alternativa certa para a minha acne?

A acne pode ser tratada de forma eficaz sem hormônios e de forma suave. Ao analisar a sua pele, o seu médico pode dizer qual tratamento realmente se adapta à sua pele e ao seu tipo de acne. 

Geprüfte Experten
Geprüfte Experten

Die Ärzte mit denen wir arbeiten sind geprüfte Experten in ihrem Fachgebiet.

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura