Acne

O que fazer contra acne e espinhas durante a puberdade?

A passagem para a adolescência é marcada por sudorese intensa, aqueles primeiros fios da barba por fazer, a primeira ovulação e a rebeldia juvenil. Crescer tem um impacto significativo no corpo e na mente. Assim, a pele também não é poupada, fazendo com que a maioria dos jovens desenvolva acne.

Vamos te mostrar o que causa a acne durante a puberdade e como o tratamento personalizado da FORMEL Skin te ajuda a alcançar os resultados desejados após as primeiras 6 semanas.

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

Acne: quais são os sintomas durante a puberdade?

Especialistas estimam que aproximadamente 85% dos jovens entre 12 e 18 anos desenvolvem sintomas de acne, como cravos e espinhas. Em muitos casos, a acne tem característica autolimitante, ou seja, os sintomas desaparecem sozinhos ao final da puberdade. Ao mesmo tempo, a predisposição à acne também pode persistir até a idade adulta (acne tardia), com novos acessos que podem ser desencadeados por alterações hormonais, estresse, nutrição ou cuidados incorretos, por exemplo.

A acne durante a puberdade pode se apresentar nas formas leve, moderada ou grave. O tipo de sintoma depende da gravidade e pode variar de cravos isolados a inflamações severas com cicatrizes subsequentes. As principais partes do corpo afetadas, nas quais há um número particularmente grande de glândulas sebáceas, são a zona T do rosto (testa, nariz e queixo), costas, peito e a parte superior dos braços. Algumas características são:

  • Pele oleosa;
  • Cravos (comedões) – pontos brancos ou pretos causados ​​por glândulas sebáceas bloqueadas;
  • Pústulas – cavidades cheias de pus, também conhecidas como espinhas;
  • Pápulas (nódulos) – lesões palpáveis ​​menores que 1 cm, que podem variar em cor e rigidez;
  • Nódulos – alterações maiores que 1 cm no tecido epitelial;
  • Fístulas – comunicação anormal entre a pele e outros órgãos;
  • Abscessos – furúnculos fechados de pus.

Embora possa ser tentador, você deve evitar tocar ou espremer espinhas ou cravos. Isso evita que bactérias cheguem às áreas afetadas, o que reduz o risco de uma inflamação dolorosa e o desenvolvimento de cicatrizes e marcas deixadas pelas espinhas.

 

As espinhas da puberdade já são acne?

O termo “acne” pode rapidamente ter um efeito assustador nos jovens. Aqueles que lidam apenas com cravos e espinhas isoladas durante a puberdade, muitas vezes, conseguem combatê-los usando produtos adequados para seus tipos de pele. Os dermatologistas mencionam a acne quando, principalmente, os sintomas inflamatórios aparecem regularmente na pele. Nesses casos, é recomendado tratar a acne na puberdade com ajuda profissional, com a orientação de um(a) dermatologista.

Será que eu realmente tenho acne?

Se você não tem certeza se as erupções na sua pele são realmente acne, ou se quer saber qual é o tratamento certo para você, profissionais experientes podem te ajudar. Ao preencher o nosso questionário online e enviar algumas fotos, os médicos vão avaliar a aparência da sua pele e montar plano de tratamento personalizado para você.

Acne: o que causa espinhas na puberdade?

O desenvolvimento físico e emocional durante a puberdade é desencadeado por grandes mudanças hormonais. Através da formação do hormônio GnRH (hormônio liberador de gonadotrofinas), são formados o FSH (hormônio folículo-estimulante) e o LH (hormônio luteinizante). Esses dois hormônios estimulam a maturação dos óvulos nas meninas e garantem que os primeiros espermatozoides sejam produzidos nos meninos. Como resultado, mais hormônios sexuais são produzidos (estrogênios nas meninas e andrógenos nos meninos). Os hormônios sexuais são sempre produzidos, embora em graus diferentes, em meninos e meninas.

Os hormônios sexuais masculinos (andrógenos), como a testosterona, são responsáveis ​​pelo desenvolvimento de espinhas e outros sintomas da acne. Além do crescimento pronunciado dos pêlos corporais e o fortalecimento dos músculos, seus efeitos físicos também incluem o estímulo da produção de sebo e, ao mesmo tempo, a queratinização da pele. Como os poros ficam mais estreitos, o sebo extra produzido não consegue sair da pele e se acumula na forma de obstruções visíveis, conhecidas como cravos brancos (comedões). Se a pele se abrir nessas áreas e o sebo penetrar na sua superfície, ele se tornará escuro. Há também um risco maior de que bactérias atinjam esses cravos, ocasionando reações inflamatórias, como espinhas e nódulos. A mudança hormonal nos jovens também aumenta a produção de suor, facilitando a instalação de bactérias na pele.

Como os meninos produzem, significativamente, mais andrógenos, a acne é muito mais pronunciada neles durante a puberdade. Já na idade adulta, existem alguns fatores que levam à produção de andrógeno em excesso pelas mulheres (como gravidez e interrupção das pílulas anticoncepcionais), causando, assim, a acne hormonal.

 

Acne na puberdade: quais fatores provocam cravos e espinhas em adolescentes?

Especialistas presumem que, além da predisposição hereditária, vários outros fatores podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento da acne durante a puberdade. Entre eles estão:

  • Dieta rica em carboidratos de cadeia curta (especialmente alimentos com alto índice glicêmico);
  • Maquiagem, cosméticos ou produtos de cuidados com a pele ricos em ingredientes à base de óleo ou comedogênicos, que causam a obstrução dos poros (como parafina e lanolina acetilada)
  • Umidade alta;
  • Tecidos infectados por bactérias (como toalhas que raramente são lavadas);
  • Cigarros e álcool (que, de toda forma, não devem ser consumidos durante a puberdade!);
  • Certos medicamentos (como vitaminas B, bromo e medicamentos contendo cloro).

Sua solução para uma pele perfeita

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Tratamento: o que ajuda contra a acne na puberdade?

Para tratar a acne na puberdade da maneira mais eficaz possível, recomendamos que você adote uma abordagem holística. Isso pode incluir os seguintes aspectos:

  • Tratamento dermatológico com ingredientes ativos clinicamente testados;
  • Rotina de cuidados com a pele com foco na acne;
  • Ajustes na alimentação e no estilo de vida (como redução do estresse).

 

Acne em jovens: quais produtos funcionam contra as espinhas?

Existem inúmeros produtos com este objetivo, especialmente contra a acne na puberdade, que são anunciados como verdadeiros milagres. Porém, é importante não se deixar enganar pelas promessas publicitárias e se certificar de que os seguintes critérios sejam atendidos:

  • Predominância de ingredientes dermatologicamente testados (como aloe vera, zinco e pantenol);
  • pH baixo (pH 5 - 5,5);
  • Ausência de perfumes, fragrâncias e álcoois nocivos (como álcool propílico e álcool etílico).
  • Ausência de ingredientes comedogênicos, que causam o entupimento dos poros (como óleo de coco, azeite, álcool de lanolina acetilada, miristato de isopropilo e oleth-3).

 

Os produtos de cuidado com a pele também devem conter substâncias comedolíticas, ou seja, dissolventes de cravos. Isso é válido não só para cuidar da pele, mas também para combater a acne e as espinhas, O ácido salicílico e o peróxido de benzoíla, por exemplo, estão presentes em produtos que podem ser adquiridos sem receita médica (venda livre). Se você não tiver certeza sobre a seleção dos ingredientes ativos ou a dosagem, um(a) dermatologista pode te orientar.

Seu aliado contra a acne na puberdade

Com o tratamento personalizado da FORMEL Skin, oferecemos um produto eficaz contra espinhas e outros sintomas da acne na puberdade. Essa FÓRMULA contém ingredientes ativos que se adaptam perfeitamente à sua pele.

Cremes e comprimidos: como tratar dermatologicamente a acne na puberdade?

Cuidar da pele com produtos de venda livre tem seu papel no tratamento da acne; no entanto, esses produtos são menos eficazes do que os medicamentos prescritos por um médico. Embora a acne, geralmente, desapareça sozinha após a puberdade, aconselhamos que você consulte um médico se os sintomas deixarem de se limitar ao desenvolvimento de cravos.

Tratamento tópico para a acne com cremes contendo ingredientes ativos

Cremes e géis provaram ser, particularmente, eficazes no tratamento da acne. Ao combinar diferentes ingredientes ativos, os sintomas podem ser combatidos de várias maneiras e ao mesmo tempo. Medicamentos para acne, como ácido azelaico, peróxido de benzoíla, antibióticos (como a clindamicina) e retinóides (derivados da vitamina A) ajudam a produzir as seguintes reações:

  • Redução do processo de queratinização da pele;
  • Prevenção e alívio da inflamação;
  • Redução da produção de sebo;
  • Combate à bactéria causadora da acne (Propionibacterium acnesP. acnes).

Um tratamento em creme é vantajoso e pode ser facilmente integrado no seu dia a dia. Além disso, na maioria dos casos, eles apresentam apenas efeitos colaterais menores. Com a FORMEL Skin, você tem um produto regularmente adaptado às individualidades da sua pele e ao desenvolvimento da sua acne, por meio do acompanhamento de um médico. Para garantir que não haja recorrência após o desaparecimento dos sintomas, a dose do medicamento é frequentemente ajustada para a trasição para a terapia de manutenção de longo prazo.

Trate cravos e espinhas: sua solução personalizada com a FORMEL Skin

Cada pele é diferente. Se você quiser tratar a acne na puberdade de forma eficaz, os produtos devem ter uma combinação perfeita para você e sua pele. Na FORMEL Skin, médicos experientes vão montar uma rotina exclusiva de cuidados com a pele para você. Após você preencher o nosso questionário online, eles combinarão os ingredientes medicinais e nutritivos correspondentes aos seus objetivos, criando um tratamento totalmente personalizado para combater espinhas e outras impurezas.

Através de check-ins online voluntários, você fica em contato direto com o seu médico e os ingredientes ativos da sua terapia podem ser adaptados regularmente, de acordo com a sua evolução. Enviamos os produtos para a sua casa, sem agendamentos médicos ou fila de espera.

Suas vantagens com a FORMEL Skin:

  • Tratamento e cuidados individualizados contra espinhas e outros sintomas da acne;
  • Ingredientes ativos adaptados a você e à sua pele;
  • Contato pessoal com o seu médico (check-ins voluntários);
  • Ausência de agendamentos e filas de espera;
  • Tratamento totalmente em casa;
  • Renovação automática do seu produto todos os meses (cancelável a qualquer momento);
  • Tratamento personalizado com garantia de devolução do dinheiro;

Você não gostou do nosso tratamento? Então você recebe seu dinheiro de volta com apenas alguns cliques! Pedimos que você experimente os produtos por um período entre 60 a 90 dias, pelo menos, para que eles realmente funcionem. Se não houver resultados, você pode simplesmente nos enviar fotos atuais da sua pele e receber o seu dinheiro de volta em até 7 dias.

Tratando Acne e Espinhas com a FORMEL Skin – Antes & Depois

Paciente (anônimo)

“Ich habe mit 18 Akne bekommen und mich wirklich durch alles durchprobiert - vor allem Produkte d...

“Ich habe mit 18 Akne bekommen und mich wirklich durch alles durchprobiert - vor allem Produkte die ich direkt vom Dermatologen erhalten habe. Der Unterschied hier war, dass die Ärztin sich Zeit genommen hat. Das persönliche Gespräch war super, ich hatte verstanden warum eine bestimmte Kombination aus Inhaltsstoffen für mich gewählt wurde und ein klarer Weg aufgezeigt welche Phasen ich durchlaufen werde. Das hat sehr geholfen dran zu bleiben. Die ersten Ergebnisse nach 2 Monaten machen mich schon mal sehr glücklich. Als nächstes bekomme ich eine Formelanpassung durch die Ärztin und freue mich schon drauf, wie es weiter geht. (Bilder zeigen den Kunden zu Beginn der Therapie im März und der Zwischenstand von Anfang Juni 2020).” Die volle Story ist im Instagram Post zu finden. 

beforeafter
Lejla (22) após 10 meses
1 de junho de 2020
review by Lejla (22) após 10 meses

Por volta dos 16 anos, minha pele começou a ficar cada vez mais impura. Durante anos tentei comba...

Por volta dos 16 anos, minha pele começou a ficar cada vez mais impura. Durante anos tentei combater minha acne em vão, até que me deparei com a FORMEL Skin. O tratamento é super descomplicado. […]. Recuperei um pouco da minha qualidade de vida através da FORMEL Skin. Minha pele está muito mais saudável agora.

beforeafter
Marcus
1 de abril de 2021
review by Marcus

Paciente com acne, 16 anos, 5 meses em tratamento

Quando a acne na puberdade é tratada com comprimidos?

Em casos raros de acne grave, o tratamento com cremes não é suficiente. Assim, o dermatologista também pode prescrever antibióticos (como minociclina ou doxiciclina) ou o retinóide isotretinoína em forma de comprimido. No entanto, os jovens devem sempre tentar primeiro um tratamento tópico, pois a terapia com comprimidos pode estar associada a efeitos colaterais muito mais fortes.

A homeopatia e os remédios caseiros ajudam contra espinhas durante a puberdade?

A homeopatia não é adequada para o tratamento da acne durante a puberdade, pois os remédios utilizados não têm efeito antibacteriano e, portanto, não têm influência sobre as bactérias causadoras da acne.

Embora os remédios caseiros possam ter um efeito positivo na sua pele, você não deve usá-los como alternativa ao tratamento dermatológico. Efeitos colaterais ou intolerância também podem ocorrer com remédios caseiros naturais e à base de plantas. Se a reação da sua pele parecer incomum, você deve consultar um médico.

Dicas contra a acne para adolescentes: estilo de vida, alimentação e mais.

Naturalmente, você deve evitar o consumo de álcool e cigarros na adolescência de qualquer maneira. Além disso, a prática de exercícios físicos também podem ajudar no processo de cicatrização, já que a circulação sanguínea é mais estimulada e a pele absorve mais oxigênio. No que diz respeito à alimentação, é comprovado que os produtos lácteos (especialmente o leite semi desnatado) e os alimentos com alto índice glicêmico (IG) estimulam a acne por terem um impacto direto na produção de sebo. Alimentos com alto IG são, principalmente, carboidratos de cadeia curta, que fazem com que os níveis de açúcar no sangue subam rapidamente. Para testar os efeitos na sua acne, você pode, por exemplo, eliminar os seguintes alimentos da sua dieta por algumas semanas e registrar os efeitos em um diário:

  • Maltose;
  • Glicose;
  • Sucos e outras bebidas açucaradas;
  • Arroz branco;
  • Frituras;
  • Cereais matinais;
  • Pão branco.

Apoio psicoterapêutico

Pode ser extremamente importante para os jovens, especialmente durante o turbulento período da puberdade, falar sobre a angústia que os quadros de acne acarretam. É importante tentar confiar em sua família ou amigos e falar abertamente sobre o problema. Além disso, o apoio psicoterapêutico profissional também é um bom suporte.

Primeiros resultados após 6 semanas

O seu médico vai te acompanhar durante todo o tratamento e ajustar os ingredientes ativos dos seus produtos de forma individual. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura