Ingredientes ativos

Ingredientes ativos

De A para ácido azelaico a Z para zinco - os diferentes ingredientes ativos usados ​​no tratamento da acne podem rapidamente se tornar confusos. Aqui você pode descobrir quais ingredientes medicinais são especialmente eficazes, e em quais casos eles são usados. 

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

22 subcategorias

Ceramidas

Como as ceramidas agem contra a acne?

Saiba mais
0 artigo(s)

Eritromicina

Como a acne é tratada com eritromicina?

Saiba mais
0 artigo(s)

Retinol

Que efeito o retinol tem na pele?

Saiba mais
0 artigo(s)

Ácido salicílico

Como o ácido salicílico (BHA) atua na pele e contra a acne?

Saiba mais
0 artigo(s)

Tocoferol

Tocoferol: a proteção natural da pele

Saiba mais
0 artigo(s)

Esqualano

Esqualano nos cuidados com a pele

Saiba mais
0 artigo(s)

Retinóides

Como os retinóides agem contra a acne?

Saiba mais
3 artigo(s)

Bakuchiol

Bakuchiol: uma alternativa para a vitamina A à base de plantas?

Saiba mais
0 artigo(s)

Minociclina

Como a acne é tratada com Minociclina (Skid)?

Saiba mais
0 artigo(s)

Tetraciclina

Como a acne é tratada com tetraciclina?

Saiba mais
0 artigo(s)

Zinco

Zinco: a cura milagrosa contra a acne?

Saiba mais
0 artigo(s)

Manteiga de karité

Manteiga de Karité: o tratamento completo para a sua pele

Saiba mais
0 artigo(s)

Bisabolol

Como o bisabolol atua contra a acne e as imperfeições da pele?

Saiba mais
0 artigo(s)

Ácido azelaico

Como a acne é tratada com o ácido azelaico?

Saiba mais
0 artigo(s)

Clindamicina

Como a acne é tratada com a clindamicina?

Saiba mais
0 artigo(s)

Niacinamida

Como a niacinamida age no tratamento contra a acne?

Saiba mais
0 artigo(s)

Óleo de coco

Óleo de coco para impurezas da pele: útil ou prejudicial?

Saiba mais
0 artigo(s)

Antioxidantes

Antioxidantes: proteção natural contra influências ambientais nocivas

Saiba mais
0 artigo(s)

Aloe Vera

Tratamento contra a acne e cuidados com a pele utilizando a aloe vera

Saiba mais
0 artigo(s)

Doxiciclina

Como a acne é tratada com doxiciclina?

Saiba mais
0 artigo(s)

Pantenol

Por que o pantenol é usado em cosméticos?

Saiba mais
0 artigo(s)

Peróxido de benzoíla

Como o peróxido de benzoíla (BPO) age contra a acne?

Saiba mais
0 artigo(s)

Índice

O que é um ingrediente ativo?

Os ingredientes ativos (também conhecidos como substâncias medicinais) são ingredientes de medicamentos responsáveis pela eficácia de seu tratamento, tendo uma influência direta nele. No tratamento da acne, por exemplo, são substâncias em cremes ou géis que combatem as bactérias da acne e, assim, neutralizam sua inflamação. 

Essas substâncias "ativas" opõem-se às substâncias auxiliares. Esses são os ingredientes que influenciam aspectos como a forma e estrutura do medicamento ou como os ingredientes ativos são absorvidos no organismo. Esses incluem corantes, emulsificantes e substâncias que aceleram a decomposição dos comprimidos.

Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento

Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele, com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Ingredientes ativos medicinais contra imperfeições de pele

Na terapia dermatológica da acne, resultados de tratamento muito bons podem ser alcançados de quase todas as formas, aplicando os ingredientes ativos na pele usando cremes ou géis. Porém, cada pele é diferente e primeiro você precisa descobrir quais ingredientes ativos sua pele tolera bem e quais são especialmente eficazes contra acne e contra imperfeições da pele.

Com FORMEL Skin você tem a vantagem de que um dermatologista irá lhe apoiar na seleção dos ingredientes ativos corretos. Ele irá reunir os ingredientes ativos na combinação certa especialmente para a sua pele, deixando o creme homogeneizar, também ajustando sua hidratação e sua limpeza de acordo. Durante o tratamento, você permanece em contato próximo com seu dermatologista, o que significa que os ingredientes ativos e as dosagens podem ser ajustados regularmente ao longo do tratamento.

Os seguintes ingredientes ativos médicos são usados ​​principalmente no tratamento dermatológico da acne:

Ingredientes ativos anti-inflamatórios – combatem as bactérias da acne

No tratamento da acne, os ingredientes ativos anti-inflamatórios e antibacterianos são usados ​​principalmente para neutralizar as bactérias desencadeantes (Propionibacterium acnes). Desta forma, a acne existente pode ser controlada e, ao mesmo tempo, novas impurezas de pele podem ser evitadas. Os ingredientes ativos anti-inflamatórios são processados, entre outros, na forma de antibióticos (por exemplo, clindamicina) em géis ou cremes e são usados ​​principalmente para impurezas leves e moderadas de pele (por exemplo, causadas por acne papulopustulosa), pois são particularmente eficazes contra inflamações, pápulas (nódulos) e pústulas (espinhas/bolhas de pus).

Ácido de vitamina A - polivalente para acne com efeito antienvelhecimento

O ácido da vitamina A tem um efeito comedolítico (dissolvendo cravos), queratolítico (dissolvendo cornificações) e anti-inflamatório (inibindo a inflamação). Além disso, pode reduzir a produção sebácea (oleosidade da pele), reduzir os poros e estimular a renovação celular através do aumento da formação de colágeno e elastina.

No tratamento da acne, o ácido é usado principalmente na forma de retinóides (derivados da vitamina A) tretinoína, adapaleno, tazaroteno (em cremes e géis) ou isotretinoína (em comprimidos). A terapia com ácido de vitamina A é particularmente eficaz se você tiver um número particularmente grande de cravos (comedões). Um de seus efeitos positivos é o de antienvelhecimento, pois o ácido também ajuda a reduzir e prevenir rugas.

Peróxido de benzoíla (BPO) - Anti-inflamatório através do oxigênio

O peróxido de benzoíla (BPO) tem efeito anti-inflamatório e antibacteriano, pois o oxigênio reativo é liberado após a aplicação na pele e esse aumento de oxigênio pode reduzir o número de bactérias em suas camadas mais superiores. Os géis de lavagem com BPO estão disponíveis gratuitamente, mas o ingrediente ativo também é usado por dermatologistas em uma concentração de 3 a 10% para impurezas leves e moderadas da pele (por exemplo, pápulas e pústulas inflamatórias). O BPO é frequentemente combinado com outros ingredientes ativos, pois isso permite o melhor efeito possível. 

Ácido azelaico – peeling eficaz para todos os tipos de pele

O ácido azelaico é obtido a partir de levedura de trigo e da cevada e tem sido usado na dermatologia por mais de 20 anos contra imperfeições leves de pele, rosácea e hiperpigmentação (manchas de pigmentação). O ácido tem um forte efeito anti-inflamatório, antibacteriano e de remoção córnea e age como um peeling suave que refina a superfície da pele e também pode ajudar no clareamento da hiperpigmentação. 

O ácido azelaico é compatível com todos os tipos de pele e, portanto, é usado tanto na dermatologia (géis ou cremes prescritos com concentração de até 20%) quanto em produtos cosméticos comuns (até 10% de concentração). Devido à sua boa tolerabilidade, o ingrediente ativo também é adequado para terapias de longo prazo e de manutenção. 

Niacinamida – Vitamina B3 para fortalecimento da pele

Você também pode estar familiarizado com a niacinamida como vitamina B3. Além de solúveis em água, elas são usadas ​​para ativar certas substâncias naturais na pele. Isso pode reduzir poros dilatados, linhas finas e rugas, entre outras coisas. Basicamente, elas também ajudam a uniformizar as áreas de pele desigualmente tonificadas e a fortalecer sua estrutura superficial.

Ácido salicílico – removedor da camada córnea no caso de acne leve

O ácido salicílico tem um efeito queratolítico (removedor da camada córnea), mas também tem um efeito ligeiramente anti-inflamatório e antimicrobiano (contra microorganismos/bactérias) na pele. Combinado com outros ingredientes ativos, ele é, portanto, usado principalmente no tratamento de formas leves de acne. Ao contrário de muitos dos outros ingredientes ativos mencionados, os produtos com ácido salicílico estão disponíveis sem receita (em até 2% de concentração) nas farmácias, e mesmo em concentrações mais altas não exigem receita médica.

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Ingredientes ativos nutritivos contra as impurezas da pele

Mesmo que eles geralmente não sejam tão fortes em seu efeito quanto os ingredientes ativos medicinais, também há toda uma gama de substâncias suplementares e de cuidado (ativas) que desempenham um papel importante nos cremes e géis. Eles podem ter um efeito independente ou servir para neutralizar os efeitos colaterais dos ingredientes ativos medicinais (por exemplo, leve ressecamento da pele). É particularmente importante para as substâncias e para ingredientes ativos adicionais que eles não tenham propriedades comedogênicas (entupimento dos poros).

Aloe Vera - polivalente com mais de 200 nutrientes

O Aloe Vera sempre foi dito em ter um efeito curativo e anti-inflamatório. Há boas razões para isso: a planta contém mais de 200 nutrientes - incluindo importantes minerais, aminoácidos, vitaminas e enzimas. O gel da planta é, portanto, usado tanto em cosméticos quanto no tratamento da acne para reduzir vermelhidão, hidratar, aliviar a dor e refrescar a pele. 

Bisabolol - curandeiro de camomila

O bisabolol é naturalmente extraído do óleo essencial de camomila, sendo frequentemente usado na terapia da acne por tem um efeito anti-inflamatório, acalmar a pele e acelerar a cicatrização de feridas. Ele é adequado para todos os tipos de pele, também sendo bem tolerado por peles sensíveis. É por isso que ele também é um ingrediente comum em pomadas para feridas e cicatrizantes, cremes solares e produtos pós-sol. 

Ceramidas – fortalecimento da barreira natural da pele

As ceramidas são lipídios (gorduras) que ocorrem naturalmente na camada superior da pele. Eles reparam e fortalecem a pele enquanto reduzem a perda de umidade e, portanto, são uma parte importante da barreira natural da pele. Quanto mais velho você fica, mais difícil é para o seu corpo produzir ceramidas por conta própria, o que também enfraquece a barreira da pele. O resultado é uma maior desidratação e um enrugamento mais rápido. Os produtos de cuidado com ceramidas ajudam a fortalecer a barreira natural da pele e, assim, a manter a pele jovem.

Pantenol – Vitamina B5 como hidratante e cicatrizante

A provitamina pantenol é encontrada em abacates, sementes de girassol e brócolis, entre outras coisas. No corpo ele é convertido em vitamina B5 (ácido pantotênico). O pantenol hidrata a pele, fortalece sua barreira natural e também estimula a cicatrização de feridas através de processos de renovação celular. Como seus efeitos colaterais são raros, o pantenol geralmente é bem tolerado por todos os tipos de pele, ele é frequentemente encontrado em remédios para acne e também em cosméticos convencionais.

Zinco – oligoelemento contra a produção sebácea

O zinco é um oligoelemento no organismo que desempenha um papel importante na divisão celular da pele, entre outras coisas. No tratamento de imperfeições na pele, é usado tanto em produtos hidratantes quanto como suplemento alimentar. Tem um efeito antibacteriano e ligeiramente anti-inflamatório, e pode até agir contra um dos principais desencadeantes da acne ao inibir a formação de andrógenos (hormônios sexuais masculinos). O zinco tem um efeito de equilíbrio na produção oleosa da pele, portanto, também limita a formação de novos cravos e outras impurezas. O zinco é um dos antioxidantes que auxiliam o sistema imunológico do corpo e na cicatrização de feridas.

Manteiga de karité – gordura vegetal anti-comedogênica

Ao contrário de muitas outras gorduras vegetais (por exemplo, óleo de coco), a manteiga de karité não é comedogênica (não entope os poros) e, portanto, é adequada para todos os tipos de pele. Ela é obtida a partir da polpa de nozes de karité e tem uma variedade de efeitos na pele em seu estado natural. Isso é garantido, entre outras coisas, pela alantoína anti-inflamatória, vitamina E antioxidante e importantes ácidos graxos ômega, que também são encontrados na barreira natural da pele. A manteiga de karité acalma a pele irritada, a hidrata, e assim promove sua regeneração.

Esqualano - Óleo de oliva contra a perda de umidade

O esqualano já é produzido naturalmente em nossa pele e compõe cerca de 15% da oleosidade da pele. Para poder processá-lo como ingrediente ativo em produtos hidratantes, o óleo transparente é geralmente obtido a partir de azeitonas, sendo significativamente menos gorduroso que o azeite comum. Ele é muito mais semelhante à camada ácida natural, protegendo a pele da umidade e da perda de gordura. Os antioxidantes nele contidos estimulam a reparação da pele. Além disso, o óleo ajuda outros ingredientes ativos a serem melhor absorvidos pela pele e geralmente a garante uma sensação agradável.

Tocoferol – vitamina E contra o envelhecimento da pele

O tocoferol é uma vitamina E pura e um antioxidante muito eficaz que produz uma ampla gama de efeitos. Entre outras coisas, ele ajuda a neutralizar radicais livres (moléculas de oxigênio agressivas) e inibe inflamações. Além disso, ele hidrata, melhora a textura da pele e retarda seu processo de envelhecimento.

Extratos de edelveisse alpino – As plantas alpinas que acalmam a pele

O extrato da planta alpina edelweiss tem um efeito antioxidante e calmante para a pele. Além disso, o ácido leontópode nele contido ajuda a fortalecer a barreira natural da pele e a criar uma textura uniforme. 

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura