Ceramidas

Como as ceramidas agem contra a acne?

As ceramidas são frequentemente usadas como ingredientes naturais em vários cosméticos ou produtos que tratam a acne. A seguir, explicaremos exatamente como o ingrediente ativo — também presente nos produtos da FORMEL Skin — afeta a sua pele.  

Nossa pele não apenas nos protege das influências externas as quais estamos expostos todos os dias, mas também do constante ressecamento ao qual estamos submetidos. Um componente importante desta barreira natural da pele são as ceramidas. Seus lípidos especiais (gorduras ou substâncias semelhantes) garantem que a pele esteja protegida dos aspectos ambientais, por um lado, e do ressecamento, por outro. Esses lipídios são produzidos continuamente pelas células do corpo e, na ausência de ceramidas, a pele se torna irritável, seca e apresenta descamações.  

Produtos dermatológicos, geralmente, contêm ceramidas e ajudam a manter a função protetora natural da pele, tornando-a mais elástica. A pele mais danificada ou irritada, assim como a pele afetada pela acne, se beneficia desta proteção extra.  

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

O que são ceramidas e como elas são usadas em cosméticos?

A camada córnea da pele é composta por certas moléculas de gordura, e as camadas superiores são constituídas principalmente de células mortas. Essa estrutura pode ser comparada a uma parede de tijolos, sendo as células córneas (corneócitos) os blocos da construção. A maioria das gorduras em seu meio são as ceramidas. Elas garantem que as substâncias solúveis em água não passem facilmente pela pele. Você provavelmente as conhece melhor como a barreira da pele.

Como as ceramidas são usadas em cosméticos?

Há um total de nove tipos de ceramidas na pele, sendo a ceramida mais comum a chamada ceramida 3. Ela pode ser encontrada na lista de ingredientes (Nomenclatura Internacional de Ingredientes de Cosméticos - INCI) sob o nome de Ceramide NP (N-Stearoyl-Phytosphingosine). Outras ceramidas frequentemente utilizadas são a Ceramide AO, a Ceramide EOP, a Ceramide AS, a Ceramide NS e a Ceramide AP. 

Cremes nutritivos devem conter ceramidas, assim como os seus precursores (como os fosfolipídios e os esfingolipídios). Isso fortalece imediatamente a barreira da pele e ajuda na produção de ceramidas do próprio corpo. 

Ingredientes ativos antioxidantes (como a vitamina E) também são, frequentemente, usados ​​nos cremes. Estes não apenas protegem as células da pele, mas também as moléculas lipídicas contra danos. 

Qual é a função das ceramidas no cuidado da pele?

A barreira da pele garante que nenhuma substância nociva a penetre, o que garante uma boa hidratação. As camadas inferiores da epiderme (a porção mais externa da pele) estão constantemente produzindo novas ceramidas. Um fornecimento suplementar de ceramidas (como os cremes) reduz a perda natural de água da pele. Ao mesmo tempo, os irritantes externos são impedidos de penetrá-la. Isso cria uma proteção contra bactérias, vírus e fungos, agentes que desempenham um papel importante em peles danificadas e doenças dermatológicas. 

Quais efeitos as ceramidas têm na acne e nas manchas?

Como ingrediente ativo da própria pele, as ceramidas são muito adequadas para tratar peles sensíveis ou doentes, pois seus efeitos colaterais ou de irritação são extremamente raros. Quanto mais estressada e necessitada de cuidados a pele estiver, maior será o seu efeito.

Sinais de envelhecimento

Com a idade, a produção de ceramidas do corpo diminui. As consequências são o surgimento de pequenas rugas, o ressecamento e a falta de brilho. Por ajudarem a promover uma maior hidratação da pele, as ceramidas em produtos cosméticos têm um efeito muito positivo na redução dos sinais de envelhecimento. A pele fica mais rosada e pequenas rugas são suavizadas. Isso acontece por diferentes motivos. Por exemplo, a barreira da pele pode ser danificada pela limpeza excessiva com produtos cosméticos inadequados.

Ressecamento

Uma barreira danificada pode causar o ressecamento da pele. Se muita umidade escapar pelas camadas superiores da pele, ela naturalmente secará. Os produtos com ceramidas reconstituem a camada protetora natural da pele e combatem o ressecamento. 

Doenças de pele e acne

Ao melhorar a barreira natural da pele, as ceramidas também a protegem de irritantes externos. Concentrações reduzidas de ceramidas na pele foram evidenciadas em casos de pacientes que sofriam de neurodermatite, dermatoses e psoríase. Em casos de acne, ocorrem danos na camada superior da pele, enquanto fatores externos podem irritá-la ainda mais. Utilizando cremes contendo ceramidas, a pele é suprida de gorduras hidratantes. Além disso, doenças de pele e a acne são evitadas, e os surtos dermatológicos agudos são reduzidos. Por esta razão, o uso de ceramidas é essencial nos produtos da FORMEL Skin.

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura