Acne

Pele com imperfeições durante a gravidez: o que ajuda contra a acne e espinhas?

A gravidez pode afetar a sua pele de maneiras distintas. Além do chamado "brilho da gravidez", a acne também pode se desenvolver durante esse período. Espinhas e cravos são comuns e podem ser efetivamente tratados com a ajuda de ingredientes ativos especiais.

Vamos te contar por que a acne surge, quais remédios podem ser usados durante a gravidez e como você obtém resultados com o tratamento personalizado da FORMEL Skin após apenas 6 semanas.

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

Acne durante a gravidez: de onde vem?

Muitas futuras mamães ficam contentes com a pele radiante (“brilho da gravidez”) durante os meses que carregam seus bebês no ventre. Porém, ao mesmo tempo, a oleosidade, as espinhas e outras imperfeições da pele são muito comuns e podem ser desagradáveis. Como regra, as flutuações hormonais pelas quais o corpo passa durante esse período são a razão para o aumento da tendência aos cravos e espinhas.

Mas veja bem: também na gravidez, cada pele é diferente e como ela reage às fortes flutuações hormonais pode variar.

Causas hormonais da acne na gravidez

Seja pele oleosa, cravos ou espinhas, não é coincidência que os sintomas da acne na gravidez sejam muito semelhantes aos da puberdade. Assim como a acne comum (acne vulgar) na adolescência, ela também decorre principalmente de causas hormonais. Durante a gestação, serão mais comumente afetadas mulheres que já tiveram acne, espinhas e cravos quando jovens.

Semelhante às mudanças hormonais durante a juventude, a interrupção da pílula anticoncepcional ou a menstruação, a gravidez também pode fazer com que seu equilíbrio hormonal flutue muito. Durante esses 9 meses, o metabolismo funciona a toda velocidade e mais hormônios sexuais femininos (progesterona e estrogênio) são produzidos no corpo. Esse excesso aumenta a produção de sebo e, ao mesmo tempo, faz com que a sua pele passe por um processo de queratinização. Como o sebo não consegue fluir adequadamente, ele se acumula na forma de cravos (comedões). Espinhas, pápulas e outros sintomas inflamatórios podem se desenvolver posteriormente quando os cravos entram em contato com a bactéria causadora da acne (Propionibacterium acnes).

Como há um número particularmente grande de glândulas sebáceas no rosto, uma área bastante afetada é a zona T (testa, nariz e queixo). As costas, ombros e região do busto são acometidos com menos frequência. A experiência prática mostra que os adultos e, especialmente, as mulheres grávidas, muitas vezes, têm que lutar de maneira mais intensiva contra as espinhas na área do queixo.

Minha acne é resultado da minha gravidez?

Distinguir a acne de outras condições de pele nem sempre é fácil. Porém, na FORMEL Skin, médicos experientes podem te ajudar. Por meio de um questionário online e algumas fotos, eles analisam a sua pele e preparam um tratamento com os ingredientes ativos adequados às suas necessidades e perfeitamente adaptados à sua gravidez.

Tratamento da acne durante a gravidez: o que ajuda contra espinhas e afins?

Independentemente de você estar lutando contra a pele oleosa, espinhas ou outros sintomas de acne, essas condições de pele podem ser tratadas de maneira muito eficaz com cremes e géis. A maior vantagem durante a gravidez é que o tratamento pode ser facilmente integrado à vida cotidiana e não representa nenhum estresse adicional nos meses que estão por vir.

No entanto, é recomendável que você adote uma abordagem o mais holística possível ao tratar a acne na gravidez e também faça ajustes, por exemplo, na sua rotina de cuidados com a pele e em seu estilo de vida.

 

FORMEL Skin: seu tratamento personalizado contra acne na gravidez

Cada pele é diferente e se você deseja tratar a acne na gravidez de maneira eficaz, os seus produtos também devem se adequar perfeitamente às necessidades da sua pele. Na FORMEL Skin, médicos especialistas montam uma rotina personalizada de cuidados. Ao preencher o nosso questionário online, eles poderão combinar exatamente os ingredientes médicos e nutritivos que correspondem aos seus objetivos e, assim, adaptar os produtos de forma ideal à sua gravidez. Eles montam para você um produto individual de cuidados para o combate à acne na gravidez, espinhas e outras imperfeições de pele.

Através de check-ins online voluntários, você fica em contato direto com o seu médico e os ingredientes ativos podem ser ajustados regularmente, de acordo com a evolução do seu tratamento. Além disso, você também pode tirar suas dúvidas em relação à sua terapia e gestação. Para sua comodidade, seus produtos personalizados são enviados diretamente para sua casa, sem agendamentos ou salas de espera.

As vantagens da FORMEL Skin:

  • Tratamento de cuidados personalizados contra a acne, espinhas e outras impurezas durante a gravidez;
  • Ingredientes ativos adaptados à sua pele;
  • Contato pessoal com o seu médico (check-ins voluntários);
  • Ausência de agendamentos e salas de espera;
  • Tratamento totalmente em casa;
  • Renovação automática dos seus produtos todos os meses (cancelável a qualquer momento);
  • Frete grátis em todo o território nacional;
  • Tratamento personalizado com garantia de devolução do dinheiro;

Se você não gostar do tratamento, te devolvemos o seu dinheiro com apenas alguns cliques! Pedimos que você experimente os produtos por uma média de, pelo menos, 60 a 90 dias para que eles realmente funcionem. Se não houver resultados, você pode nos enviar fotos atuais de sua pele através do login em sua conta. Você receberá seu dinheiro de volta em, aproximadamente, 7 dias.

Sua rotina personalizada durante a gravidez

A FORMEL Skin quer otimizar o seu tratamento contra a acne e espinhas te enviando um produto cujos ingredientes ativos se adaptam perfeitamente à sua pele e às exigências de sua gravidez.

Quais fatores podem piorar a acne durante a gravidez?

Já comentamos que a principal causa da acne na gravidez são as fortes flutuações hormonais, mas existem outros fatores que também podem promover o desenvolvimento dos sintomas, como:

  • Produtos cosméticos de base oleosa ou ingredientes que causam cravos, como óleo de parafina e lanolina;
  • Ingredientes de outros medicamentos, incluindo aqueles que contém vitamina B e compostos bromados;
  • Têxteis contaminados com bactérias como toalhas ou roupas de cama não lavadas;
  • Umidade alta;
  • Estresse.

Álcool e cigarros não devem ser consumidos durante a gravidez de forma alguma. Além disso, você deve evitar ficar em ambientes onde as pessoas fumam, pois sua pele sensível pode reagir com irritação à fumaça do cigarro.

No entanto, o maior "fator de risco" na vida cotidiana é o toque. Mesmo que às vezes seja difícil, você deve se certificar de tocar seu rosto o mínimo possível, reduzindo, assim, a chance de as bactérias entrarem em contato com as áreas afetadas da pele. Isso também inclui não espremer as espinhas, o que desaconselhamos fortemente, pois existe o risco de desencadear uma inflamação mais dolorosa.

 

Acne no pós-parto: quanto tempo duram os sintomas?

Uma boa notícia é que o seu corpo, geralmente, só precisa de um curto período de tempo para nivelar seu equilíbrio hormonal após a gravidez e, em quase todos os casos, a acne desaparece por conta própria algumas semanas após o nascimento do bebê.

No entanto, para garantir que os sintomas não se espalhem e que as cicatrizes possam ser evitadas desde o início, o tratamento profissional durante a gravidez é recomendado em muitos casos.

 

Cuidados faciais: o que posso fazer contra cravos e espinhas durante a gravidez?

Não importa se os cravos e espinhas aparecem no rosto, queixo, busto ou outras partes do corpo. Uma rotina adaptada de cuidados com a pele pode fazer uma diferença significativa. Sendo assim, é importante que, ao selecionar os produtos, você se certifique de que eles atendam às seguintes propriedades:

  • Ausência de perfumes/fragrâncias, evitando risco de alergias de contato;
  • Inexistência de ingredientes comedogênicos (causadores de cravos), como óleo de coco, azeite, álcool de lanolina acetilada, miristato de isopropilo e oleth-3;
  • Ausência de álcoois prejudiciais à pele, como álcool SD, álcool propílico e isopropanol;
  • Presença, principalmente, de ingredientes testados dermatologicamente, como zinco, pantenol e aloe vera;
  • Valor de pH próximo ao da pele (pH 5 - 5,5).

O ideal é limpar as áreas afetadas duas vezes ao dia e depois enxugá-las suavemente com uma toalha limpa. Se você também quiser usar um hidratante, ele deve ser não gorduroso, não comedogênico e à base de água para não aumentar o quadro da acne.

Durante a gravidez, você também pode usar produtos para limpeza e cuidados que são comercializados sem retenção de receita médica, como o peróxido de benzoíla ou o ácido salicílico. Se você não tiver certeza sobre a seleção ou dosagens, é melhor consultar um dermatologista.

Sua solução para uma pele perfeita

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Tratamento profissional da acne: quais ingredientes ativos posso usar durante a gravidez?

Embora os cuidados com a pele possam contribuir para uma melhora, os remédios de venda livre para acne sempre têm suas limitações. O tratamento profissional é uma escolha sensata, especialmente se você apresentar sintomas inflamatórios (como espinhas inflamadas). Uma especificidade importante: muitos dos ingredientes ativos prescritos que são eficazes contra a acne não podem ser usados no tratamento de mulheres grávidas.

Acne na gravidez – você deve evitar estes ingredientes ativos:

  • Tratamento tópico (externo) e sistêmico (interno) com retinoides (derivados da vitamina A), como tretinoína, adapaleno e isotretinoína;
  • Antibióticos orais em comprimidos, como minociclina e doxiciclina.

No caso dos retinóides tópicos, em particular, os estudos ainda não são conclusivos. No entanto, teme-se que os ingredientes ativos entrem no corpo através da pele e tragam consequências para a saúde da criança.

Apesar disso, você ainda tem, à sua disposição, uma série de outros compostos eficazes que podem ser usados ​​sem hesitação.

Estes ingredientes ativos ajudam contra a acne na gravidez:

  • Peróxido de benzoíla;
  • Antibióticos tópicos, como clindamicina e eritromicina;
  • Ácido azelaico.

Primeiros resultados após 6 semanas

Na FORMEL Skin, um médico especialista te acompanha durante todo o tratamento e adapta os ingredientes ativos dos produtos individualmente aos seus objetivos e à sua gravidez. Mesmo que cada pele seja diferente, aqui você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Dicas: como posso apoiar o tratamento da acne na gravidez?

Algumas das “dicas clássicas" contra a acne, como exercício físico, são obviamente difíceis de implementar durante a gravidez. O tema alimentação saudável também é difícil para muitas gestantes. Na medida do possível, no entanto, você deve prestar atenção aos seguintes pontos para combater espinhas e outras imperfeições da pele:

  • Evite roupas apertadas e tecidos que irritam a pele;
  • Use apenas toalhas limpas e troque a roupa de cama uma vez por semana;
  • Experimente um peeling químico suave (AHA ou BHA) uma vez por semana;
  • Evite produtos lácteos e alimentos com alto índice glicêmico, que fazem com que os níveis de açúcar no sangue subam rapidamente;
  • Use apenas cremes de cuidado sem ingredientes comedogênicos, que levam ao entupimento dos poros.

 

A presença de espinhas e cravos na gravidez pode revelar o sexo do meu bebê?

Por último, gostaríamos de esclarecer um mito bem conhecido relacionado à gravidez. Você já deve ter ouvido falar que espinhas e acne na gestação indicam a espera de uma menina. Porém, o seguinte fato contradiz esse conhecimento popular. A partir da 22ª semana de gravidez, os fetos masculinos começam a produzir testosterona nos testículos, o que também estimula a produção de sebo da própria mãe. Até agora, no entanto, não há evidências de que a pele sozinha possa ser usada para dizer se a criança é menino ou menina.

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura