Maquiagem

O que devo observar ao usar maquiagem se tenho acne?

Mesmo que digam que não, a maquiagem também pode ser usada para disfarçar manchas de pele e de acne. Usá-la é particularmente importante, pois a maquiagem permite que muitas pessoas afetadas por esses problemas sigam suas vidas cotidianas sem sentir vergonha, seja na puberdade ou na idade adulta (acne tardia).

Até mesmo as normas diretivas para a acne recomendam o disfarce como método de tratamento. No entanto, de forma semelhante, você deve se atentar a alguns pontos.

Pensando nisso, temos aqui mais detalhes sobre quais aspectos você deve considerar ao comprar produtos como primer, corretivo ou pó e quais regras podem ser integradas à sua rotina de maquiagem.

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

Qual maquiagem é adequada para a acne?

A má notícia é que a busca pela maquiagem correta pode ser longa, além de cara para quem sofre com a acne. Para proteger a pele e não agravar os sintomas, muito tem que ser feito tanto na hora de selecionar os produtos, quanto na hora de aplicá-los em seus tratamentos. 

Mesmo que prejudique o seu bolso, o preço pode ser um bom indicador da maquiagem adequada. Produtos de alta qualidade normalmente não contêm aditivos prejudiciais à pele e usam ingredientes naturais, de alta compatibilidade com peles sensíveis. Infelizmente, em muitos casos, essa qualidade também é refletida no preço do produto. Independentemente dos custos, você deve prestar atenção aos seguintes critérios na escolha da maquiagem:

Não comedogênico: o termo pode parecer assustador no começo, mas tem um significado muito simples. Os cravos típicos da acne vulgar são comuns. Portanto, um produto não comedogênico não obstrui os poros e, consequentemente, não fornece uma base para o desenvolvimento de cravos. Ingredientes comedogênicos incluem óleo de parafina e lanolina. Porém, ingredientes típicos de cuidados com a pele, como manteiga de cacau, óleo de coco e silicone, também têm um efeito semelhante. Sendo assim, você deve se certificar de que os produtos que você usa estão completamente livres de óleos.

Não gorduroso: a pele oleosa é um dos principais problemas associados à acne, além de também ser um terreno fértil para espinhas e outros sintomas da acne vulgar. Portanto, ao escolher produtos de maquiagem, você deve evitar ao máximo fontes adicionais de gordura.

Comedolítico e queratolítico: a maioria de nós pode não associar estes termos à nossa rotina diária de maquiagem. Semelhante ao primeiro ponto mencionado, propriedades relativamente simples também estão por trás dessas nomenclaturas complicadas. Os produtos comedolíticos ajudam a pele a eliminar os cravos. Por outro lado, o efeito queratolítico auxilia no descarte da camada córnea da pele, contribuindo para a descamação de células mortas.

Baixo pH: um pH baixo sempre ajuda a proteger a pele. Produtos agressivos devem, portanto, ser completamente exilados do banheiro de pessoas afetadas pela acne.

As características de uma boa maquiagem para quem sofre de acne são:

  • Efeito anti-séptico (reduz a presença de germes em feridas);
  • Sem óleos prejudiciais à pele;
  • Sem ingredientes como óleo de parafina, hexilenoglicol e lanolina;
  • Sem silicone, manteiga de cacau, óleo de coco e extratos de algas;
  • Com aditivos suaves, como alantoína e bisabolol.

 

O grande problema na hora da escolha da “melhor” maquiagem para a acne é o rótulo. Embora vejamos cada vez mais produtos com rótulos “não comedogênico”, os regulamentos e restrições legais que informam quais produtos podem ser fornecidos com esse tipo de rótulo ainda não existem. 

Se você quiser garantir a sua segurança, não deixe de verificar cada produto individualmente, checando a presença de ingredientes problemáticos. Há uma variedade de sites e aplicativos que podem ser usados ​​para escanear códigos de barras diretamente das lojas e filtrar determinados ingredientes. Além disso, você pode pedir orientação em uma drogaria, farmácia ou diretamente de um dermatologista, para coordenar a compatibilidade dos produtos com a sua pele.

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

O que deve ser considerado na aplicação da maquiagem?

Além dos ingredientes mencionados, você também deve se atentar a alguns aspectos ao usar a maquiagem, para não provocar uma irritação ainda maior na sua pele. É claro que o processo de aplicação individual de maquiagem é diferente e pessoal para todos (incluindo etapas diferentes em cada rotina). De qualquer forma, existem alguns aspectos que precisam da sua atenção especial quando se tem acne.

Limpeza da pele

O primeiro passo começa antes mesmo da aplicação da primeira camada de maquiagem. Como as bactérias e células mortas da pele levam rapidamente ao desenvolvimento de mais espinhas, a maquiagem nunca deve cobri-las. Portanto, uma limpeza completa é sempre importante para remover o excesso de óleo da pele, e assim evitar que corpos estranhos infeccionem e desencadeiem sintomas ainda mais prejudiciais. A pele deve estar preparada para receber a maquiagem.

Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento

Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele, com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Pigmentação verde

Os pigmentos na cor verde ajudam a uniformizar as áreas avermelhadas do rosto (principalmente ao aplicar um primer), cobrindo as espinhas com um corretivo. Além disso, pode fazer sentido usar produtos com efeito matte para primers e bases. Isso torna a gordura extra na pele menos visível.

Corretores com ácido salicílico

Em muitas drogarias convencionais você pode encontrar corretivos enriquecidos com ácido salicílico. Este ácido também é usado no tratamento profissional da acne, além de auxiliar na redução de cravos e na desobstrução dos poros da pele. 

Pó (mineral)

Finalizar a maquiagem com um pó também reduz a oleosidade do rosto, porque ele absorve um pouco do seu excesso. Além disso, essa prática garante uma certa longevidade à maquiagem. Ao comprar o produto, você deve ter atenção especial ao fato de que o pó contém enxofre. Ele também possui um efeito fosco e inibe a penetração de bactérias. O pó mineral é particularmente bom para casos de acne. Ele é composto por pigmentos minerais e não levam ingredientes nocivos como óleos minerais, silicones, fragrâncias e parafinas durante sua produção.

Maquiagem de camuflagem

A maquiagem de camuflagem contém mais de 50% de pigmentação que os produtos convencionais. Por isso, ela é muito melhor em cobrir a sua pele e é mais adequada para casos de acne. Infelizmente, devido à sua espessura adicional, ela impede que a pele respire bem. A maquiagem de camuflagem deve, portanto, continuar sendo uma ferramenta para ocasiões especiais e não ser usada diariamente. 

Remoção da maquiagem

Mesmo que seja cansativo para muitos, quem está lutando contra qualquer forma de acne deve se ater à remoção da maquiagem todas as noites. Como a pele usa a noite para se regenerar, a limpeza completa é essencial. Um gel suave não comedogênico pode ser usado para livrar a pele de resíduos de maquiagem, células de pele morta, oleosidade, suor e bactérias. Geralmente, um bom e eficiente gel de limpeza é suficiente. 

Além disso, um tônico facial anti-inflamatório pode ser recomendado para remover a gordura e impedir o desenvolvimento de novos cravos e espinhas. Os tônicos faciais geralmente contêm álcool e irritam e ressecam peles sensíveis. Sendo assim, se certifique na sua compra de que nenhum derivado de álcool está na fórmula do seu produto. A remoção da maquiagem deve ser finalizada com a aplicação de um hidratante e de um creme noturno com ingredientes ativos como o ácido azelaico ou o ácido da vitamina A, dependendo das condições da sua pele.

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura