Medicamentos

Medicamentos: o que ajuda contra as espinhas?

Quem lida com uma rotina de cuidados com a pele, geralmente, encontra conteúdos na internet sobre as chamadas "curas milagrosas" para as espinhas. Mas o que realmente ajuda contra este problema?  

Entenda quais medicamentos auxiliam no tratamento para clarear a pele e como a FORMEL Skin elabora uma rotina de cuidados exclusiva contra as espinhas e contra a pele impura.

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

Qual é o melhor medicamento contra espinhas?

Em uma terapia holística contra as espinhas, além de um tratamento dermatológico, você também pode incluir cuidados com a pele, uma alimentação adequada e novas práticas para o seu estilo de vida. Ao invés de apresentar um “melhor medicamento” ou uma suposta cura milagrosa para as espinhas, abaixo você encontra os medicamentos de diferentes áreas que podem auxiliar no seu tratamento.  

Produtos hidratantes para a pele de venda livre contra espinhas

Se surgirem em sua pele apenas algumas espinhas derivadas da acne leve, a limpeza e a hidratação corretas já podem contribuir, decisivamente, para combatê-las de forma eficaz. No entanto, aconselhamos que você procure o acompanhamento de um dermatologista para receber um diagnóstico profissional e, assim, neutralizar a fase inicial com possíveis linhas de expressão mais acentuadas. 

Ao escolher produtos hidratantes, você deve evitar o sabão, pois a maioria das opções tem um pH muito alto (o que ataca a camada ácida protetora da pele, secando-a) e, geralmente, contém ingredientes comedogênicos (que entopem os poros). Os produtos de limpeza e hidratantes com as seguintes propriedades são mais indicados para peles com tendência a espinhas:

  • Preze por ingredientes dermatologicamente testados (bisabolol de camomila, zinco, ceramida e aloe vera)
  • Evite ingredientes comedogênicos (que entopem os poros, como óleo de coco, azeite, álcool de lanolina acetilada, miristato de isopropilo e oleth-3)
  • Escolha um pH baixo (pH 5 - 5,5)
  • Evite álcoois prejudiciais à pele (propanol e álcool desnaturado)
  • Prefira produtos sem fragrâncias (que podem causar alergias de contato)

 

Para que os produtos também neutralizem o desenvolvimento de espinhas, você pode se certificar, ao comprá-los, de que eles tenham ingredientes ativos comedolíticos (que dissolvem cravos). Medicamentos de venda livre, como peróxido de benzoíla (BPO) e ácido salicílico, estão disponíveis em drogarias e farmácias. Se você não tiver certeza sobre a seleção ou dosagem dos ingredientes ativos, um dermatologista pode ajudar. 

Um produto desinfetante ajuda contra espinhas? 

Semelhante ao sabão, você também deve evitar o uso de produtos desinfetantes ao tratar suas espinhas, pois eles danificam a barreira protetora natural da pele e podem ressecá-la muito.

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Medicamentos para espinhas sob prescrição

Quando as espinhas aparecem como efeitos da acne moderada, o tratamento dermatológico se torna muito importante. A combinação de diferentes medicamentos prescritos cria um perfil de efeito que pode neutralizar diferentes aspectos no seu desenvolvimento. Os seguintes resultados podem ser alcançados utilizando retinóides (derivados da vitamina A), antibióticos (como a clindamicina), peróxido de benzoíla (BPO) ou ácido salicílico: 

  • Alivio e prevenção da inflamação
  • Combate às bactérias da acne (Propionibacterium acnes)
  • Redução da produção sebácea (produção de óleo pela pele)
  • Eliminação de distúrbios de queratinização

 

A forma na qual esses medicamentos serão usados depende do perfil do paciente (tipo de pele e idade), e também do tipo de acne a ser tratado. A maioria pode ser remediada externamente de forma eficaz com medicamentos na forma de cremes ou géis. 

Na FORMEL Skin, um dermatologista adapta alguns ingredientes ativos à sua pele em consultas recorrentes. Esta abordagem neutraliza as espinhas de forma eficaz e as dosagens dos ingredientes são ajustadas com o tempo, garantindo uma terapia de manutenção a longo prazo. Se as espinhas surgirem em forma de acne grave ou se a terapia externa com cremes não for possível, a medicação na forma de comprimidos é usada como complementária. O retinóide isotretinoína ou antibióticos (especialmente a minociclina e a doxiciclina) são usados mais frequentemente.

Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento

Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Remédios caseiros contra espinhas

Os remédios caseiros sempre desempenharam um papel importante no tratamento das espinhas e, se você procurar, encontrará muitas pessoas que defendem o seu uso. Porém, aconselhamos que você teste opções caseiras como banhos a vapor, argila curativa ou aloe vera, e evite agentes químicos como pasta de dentes. 

No entanto, efeitos colaterais ou irritações na pele também podem ocorrer com o uso de produtos à base de plantas. Isso acontece porque cada pele é diferente e, mesmo que um remédio caseiro pareça funcionar contra as espinhas de uma pessoa, é possível que a sua pele não reaja bem a um determinado agente. Se notar algo incomum ou se a sua pele se irritar com um remédio caseiro, consulte um dermatologista.

Homeopatia e remédios naturais contra espinhas 

Ao utilizá-los, tenha em mente que remédios naturais e remédios homeopáticos não têm efeito antibacteriano e, portanto, não podem neutralizar as bactérias da acne (Propionibacterium acnes) em casos de espinhas inflamatórias. Você pode experimentá-los, mas lembre-se de que produtos naturais também podem causar irritação na pele.

 

Alimentos anti-espinhas e suplementos dietéticos

Estudos mostram que certos alimentos podem ter um impacto direto na aparência da pele e no desenvolvimento de espinhas. Quem busca uma dieta que combata as espinhas deve, primeiro, considerar evitar certos alimentos (ou grupos alimentícios). Produtos lácteos (principalmente o leite semidesnatado) e carboidratos de cadeia curta são os principais a serem evitados. Eles garantem que o nível de açúcar no sangue suba rapidamente, o que faz com que mais insulina seja produzida para converter os carboidratos em energia. No entanto, o aumento da produção de insulina também leva à uma maior produção sebácea (oleosidade da pele), que pode levar ao surgimento de mais cravos. Quando a inflamação acontece, surgem as espinhas e outros sintomas da acne.

O chamado índice glicêmico (IG) fornece um panorama do impacto de cada alimento no nível de açúcar no sangue. Para testar os efeitos, você pode eliminar os seguintes alimentos com alto IG da sua dieta por algumas semanas, e registrar a reação da sua pele em um diário alimentar:

  • Maltose
  • Glicose
  • Refrigerantes/bebidas açucaradas
  • Arroz branco
  • Batata frita
  • Cerais matinas
  • Pão branco

 

Especialistas aconselham que pessoas com propensão à acne consumam mais alimentos naturais e não processados. Além disso, também existem alguns alimentos que têm efeito positivo na pele, com potencial para limitar o desenvolvimento de espinhas. Esses alimentos contra espinhas são:  

  • Líquidos (água ou chá)
  • Legumes/legumes crus
  • Leguminosas
  • Peixes
  • Vegetais verdes (como espinafre ou couve)
  • Alimentos ricos em fibras (como pão integral/arroz integral)
  • Antioxidantes

 

Além disso, vários suplementos alimentares podem ser úteis no tratamento das espinhas. Dessa forma, o corpo é abastecido com nutrientes (como vitaminas e selênio) que são difíceis de consumir em quantidades suficientes em uma dieta normal. 

O que ajuda contra as espinhas?

Se não tiver certeza do que ajudará contra as espinhas, os seus médicos te ajudam. Ao preencher o questionário online, a equipe médica analisa a sua pele e elabora uma rotina de cuidados personalizada, com ingredientes ativos adaptados. Comece agora e trate as espinhas facilmente em casa.

1 artigos selecionados

Qual creme ajuda contra as espinhas?
Saiba mais

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura