Poros dilatados

O que ajuda no controle dos poros dilatados do rosto?

Seja no nariz, na testa ou nas bochechas, os poros dilatados no rosto podem afetar a textura da pele. Porém, eles, infelizmente, não desaparecem sozinhos. Saiba como você pode reduzir, visualmente, os seus poros e qual papel a sua alimentação, os cuidados com a pele, os remédios caseiros e os tratamentos a laser desempenham neste contexto. 

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

O que são poros e qual é a sua função?

Os poros da pele são aberturas das glândulas sudoríparas e sebáceas. A produção sebácea (gordura da pele) cobre a pele com uma fina camada de gordura, protegendo-a do ressecamento, dos patógenos, das bactérias e da poluição ambiental. Os cravos se desenvolvem quando as glândulas sebáceas entopem, o que pode levar a espinhas (pústulas) e a outras imperfeições (inflamatórias) da pele.


Os poros podem abrir e fechar sozinhos?

Antes de entrarmos nas causas reais dos poros dilatados, vamos primeiro desmascarar um mito. Você provavelmente já leu em blogs ou em guias que a água morna na limpeza do rosto abre os poros para que eles absorvam melhor os ingredientes ativos dos produtos. Porém, este é um engano comum. Os poros não têm músculos para mudar de tamanho — tensionando ou relaxando. No entanto, isso também significa que os poros não podem encolher por conta própria depois de ter aumentado, devido a um bloqueio da produção sebácea.

Mesmo que pareça, o vapor da água não faz com que os poros aumentem. Do contrário, apenas os vasos sanguíneos se expandem, fazendo com que a pele inche e os poros pareçam maiores.

Como os poros dilatados se formam?

Como os poros dilatados são um resultado, ​​principalmente, do bloqueio da produção sebácea, a causa está em uma combinação do aumento desta produção de óleo com o aumento da queratinização da pele. Os bloqueios tornam os poros mais visíveis. A parede dos poros podem se alargar a longo prazo, fazendo com que eles se tornem maiores. Isso acontece em partes do corpo onde há um grande número de glândulas sebáceas, como na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), bochechas, peito, costas e braços (parte superior). 

Além de uma predisposição genética, a produção sebácea excessiva, geralmente, tem causas hormonais. O excesso de hormônios sexuais masculinos (andrógenos) tem um efeito igual na produção sebácea e na cornificação. As causas de tais oscilações hormonais podem ser a puberdade, interrupção da pílula anticoncepcional, gravidez ou menopausa.

Ao mesmo tempo, também há alguns fatores da vida cotidiana que podem aumentar a produção sebácea ou aumentar os poros. Alguns deles são: 

  • Produtos cosméticos e de cuidado com alto teor de gordura ou ingredientes comedogênicos (que fecham os poros);
  • Alimentos com alto índice glicêmico (ou com muitos carboidratos de cadeia curta);
  • Leite de vaca e produtos lácteos;
  • Medicamentos (como sedativos contendo bromo);
  • Cigarros (nicotina) e álcool;
  • Estresse e tensão psicológica;
  • Alta umidade do ar.

 

Importante: cada pele é diferente e, portanto, os poros se diferenciam em tamanho, dependendo do tipo de pele. Peles oleosas e mistas, em particular, tendem a ter poros maiores por natureza. Ao mesmo tempo, o processo natural de envelhecimento também desempenha um papel importante neste aspecto.

Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento

Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Como diminuir os poros dilatados?

Embora os poros não possam encolher por conta própria, há alguns tratamentos que podem fazer com que os poros pareçam menores e impedir que eles se expandam ainda mais. Tratamentos profissionais com dermatologistas, remédios caseiros, cuidados certos com a pele e aspectos da sua vida cotidiana desempenham um papel importante neste ponto.

Cremes para poros dilatados

Se você está procurando por cremes para poros dilatados, é melhor não se deixar enganar pelas promessas publicitárias. Sempre confira os ingredientes dos produtos. É importante que o creme não contenha substâncias comedogênicas (que entopem os poros) e que alguma de suas substâncias tenha um efeito regulador da produção sebácea como:

  • Ácido da vitamina A
  • Retinol
  • Ácido salicílico
  • Niacinamida
  • Zinco

 

No caso do retinol, em particular, acredita-se que ele pode encolher visualmente os poros dilatados. No entanto, a experiência mostra que aplicações regulares durante um período de vários meses a um ano podem ser necessárias.

Peelings químicos para poros dilatados

Peelings químicos com ácido salicílico (BHA) ou ácido glicólico (AHA) ajudam a evitar a aparência dilatada dos poros, porque removem as células mortas da camada superior da pele (ceratólise) e, ao mesmo tempo, liberam o acúmulo da produção sebácea. 

Laser para poros dilatados

Se cremes e peelings não tiverem o efeito esperado, há também tratamentos a laser com dermatologistas. Com a ajuda de um laser fracionado, as células velhas da pele são destruídas para que a sua renovação e a produção de colágeno possam ser estimuladas. Isso torna a estrutura da pele mais fina, fazendo com que os poros pareçam menores.

 

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Ajuste na sua rotina de cuidados com a pele

Se você tem imperfeições na pele, além dos poros dilatados, isso pode levar a um excesso de cuidados com a pele. O problema é que muitos ingredientes ativos podem ressecar a pele, estimulando a produção sebácea. Nossa dica é: limpe e cuide da pele apenas duas vezes ao dia (manhã e noite). Também é importante que, ao escolher os produtos de limpeza e de cuidados, você se certifique de que eles não contenham ingredientes comedogênicos (que entopem os poros), como óleo de coco, azeite ou álcool de lanolina acetilada. Além disso, as seguintes propriedades também são importantes:

  • Sem perfumes/fragrâncias (risco de alergias de contato);
  • Sem álcoois prejudiciais à pele (como álcool SD, álcool propílico e isopropanol);
  • Presença de ingredientes testados dermatologicamente (como zinco, pantenol e aloe vera);
  • pH similar ao da pele (pH 5 - 5,5).

Você também pode neutralizar os bloqueios dos poros com produtos de cuidados com a pele se eles tiverem ingredientes ativos comedolíticos (que removem os cravos). As variantes de venda livre incluem o peróxido de benzoíla (BPO) e o ácido salicílico. Além disso, o seu médico sempre pode auxiliar na seleção e dosagem. 

Ajuste na alimentação

Alguns alimentos podem ter um impacto na produção sebácea, dilatando os poros e fazendo com que os níveis de açúcar no sangue subam rapidamente. Neste caso, o corpo precisa produzir muita insulina para converter os carboidratos. O problema é que a insulina também aumenta a produção sebácea. O chamado índice glicêmico (IG), que avalia os alimentos em termos de carboidratos (de cadeia curta), é uma orientação para que você saiba quais alimentos você deve evitar. Os líderes em IG são:

  • Açúcares (como açúcar de malte, glicose e bebidas açucaradas);
  • Arroz branco;
  • Batatas fritas e salgadinhos,
  • Cereais matinais;
  • Pão branco.

 

Mesmo que eles tenham menos carboidratos, é aconselhável que você evite o leite de vaca (especialmente o leite semidesnatado) e produtos lácteos, se possível. Estes produtos estimulam um fator de crescimento semelhante à insulina e podem ter um efeito parecido na produção sebácea. Importante: cada pele é diferente, portanto, a forma mais eficaz de descobrir como os alimentos afetam a sua é manter um diário da sua alimentação. 

Máscaras faciais como remédio caseiro para poros dilatados

Ainda não foi comprovado que certos remédios caseiros realmente tenham um efeito regulador na produção sebácea. No entanto, como as máscaras faciais com argila curativa, por exemplo, estimulam a circulação sanguínea e, assim, também estimulam a excreção do excesso de produção sebácea, elas também podem ajudar a fazer com que os poros dilatados pareçam menores. 

1 artigos selecionados

Máscaras de argila contra poros dilatados - funciona mesmo?
Saiba mais

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura