Espinhas

Como tratar as brotoejas em adultos e crianças?

Além das queimaduras solares, as brotoejas são um dos problemas de pele mais comuns no verão, seja em crianças ou adultos. Aqui você vai descobrir quais são suas causas, como tratá-las de forma eficaz e por que elas são particularmente comuns em crianças pequenas.

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

O que são brotoejas?

Mesmo que possam ser semelhantes em aparência, as brotoejas não têm nada a ver com as espinhas (pústulas), que ocorrem como sintoma da acne vulgar. Em vez disso, trata-se de outro tipo de erupção cutânea, chamada miliária. Esta condição inflamatória das glândulas sudoríparas pode ocorrer tanto em crianças quanto em adultos e é dividida em dois tipos.

Erupções incolores (miliária cristalina)

As erupções incolores estão localizadas na camada mais externa da pele (camada córnea) e geralmente são preenchidas com um líquido claro. Comumente são menores que as espinhas comuns, mas ocorrem em grupos densos e podem, assim, ser distribuídas por uma área corporal maior. Na maioria dos casos, esta forma de erupção cutânea não leva à inflamação. Os sintomas se curam por conta própria ao longo do tempo, mas podem coçar ou queimar durante esse período.

Erupções vermelhas (miliária rubra)

As erupções vermelhas podem surgir após permanência de longa duração em áreas muito quentes ou úmidas (como nos trópicos). Isso leva a pápulas vermelhas maiores, que, muitas vezes, podem ser acompanhadas por coceira mais forte e dor, assim como inchaço ou pele mais umedecida. Essa reação amplificada ocorre por se tratar de uma inflamação mais profunda: o suor que se acumula não consegue chegar à superfície e, portanto, se espalha dentro da pele.

Causas: como as brotoejas se desenvolvem?

Ao contrário da maioria dos outros tipos de espinhas, a miliária (ou brotoejas) não possui causas hormonais. Há uma boa razão pela qual ela também é chamada de dermatite de calor: a erupção cutânea ocorre, principalmente, quando muito suor se forma, mas não pode ser drenado corretamente. Isso acontece — entre outras causas — se você usar roupas muito apertadas e não respiráveis ​​em altas temperaturas ou clima úmido. O resultado é um acúmulo nas glândulas sudoríparas que causa as “espinhas” ou pequenas bolhas. Ao contrário do que o nome sugere, a erupção cutânea não é uma reação direta da pele ao calor, porque também pode ocorrer em temperaturas mais baixas ou no inverno, contanto que o corpo produza muito suor.

Como a causa dessas brotoejas é o acúmulo de suor, os sintomas ocorrem, principalmente, em regiões do corpo onde há muitas glândulas sudoríparas, atrito de pele com pele ou em áreas em que se usa roupas, geralmente, mais apertadas como:

  • Rosto;
  • Busto e região do decote;
  • Costas (especialmente a área entre os ombros);
  • Axilas;
  • Nádegas.

Por que as brotoejas são tão comuns em crianças pequenas?

Basicamente, as brotoejas podem ocorrer em qualquer idade. No entanto, acometem com muito mais frequência crianças pequenas ou bebês recém-nascidos do que adultos. Por um lado, isso se deve ao fato de os poros sudoríparos das crianças mais novas ainda não estarem totalmente desenvolvidos. A erupção cutânea é, portanto, particularmente comum em bebês quando eles são expostos ao calor intenso pela primeira vez.

Os pais também podem contribuir impensadamente para este quadro quando, na intenção de proteger a criança contra o frio, tendem a vesti-la com roupas muito quentes, mesmo em dias mais ensolarados, criando automaticamente condições ideais para o desenvolvimento desse tipo de dermatite.

Sua solução para uma pele perfeita

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Tratamento: como se livrar das brotoejas?

Os sintomas são sempre tratados dependendo do tipo de erupção em questão: incolor (miliária cristalina) ou vermelha (miliária rubra). As incolores normalmente não precisam ser tratadas com medicamentos e desaparecem sozinhas em alguns dias. As etapas a seguir podem ajudar a aliviar e a curar mais rapidamente a coceira:

  • Enxágue a pele com água morna, mantendo-a seca e fresca logo em seguida;
  • Climatize os cômodos em que for ficar (com ventilador ou ar-condicionado);
  • Use toalhas ou panos úmidos para resfriar a região acometida;
  • Vista roupas com tecidos respiráveis;
  • Evite ingerir alimentos que estimulem o suor (como café, álcool e especiarias quentes);
  • Aplique pomadas ou géis que contenham zinco em sua composição.

Se a pomada de zinco não funcionar contra a coceira, se a dermatite não desaparecer após alguns dias ou mesmo se ocorrer inflamação e evolução para brotoejas vermelhas, recomendamos que você consulte um dermatologista. Assim, você terá mais certeza sobre sua condição e obterá uma prescrição mais eficaz (com medicamentos antibacterianos, preparações de cortisona ou anti-histamínicos, por exemplo) contra os sintomas. 

Importante: tal como acontece com as espinhas comuns, você também deve ter cuidado para não tocar, espremer ou arranhar as brotoejas em sua pele. Caso contrário, há um risco muito maior de evolução para uma inflamação dolorosa.

Tratamento contra espinhas

Com o tratamento personalizado da FORMEL Skin você conta com um produto eficaz contra espinhas, com ingredientes ativos que se adaptam perfeitamente à sua pele.

Como tratar brotoejas em crianças pequenas?

Grande parte dos pontos já mencionados também podem ser aplicados ao tratamento de brotoejas em crianças e bebês. Uma diferença, no entanto, é que os dermatologistas não prescrevem anti-histamínicos para tratar a coceira nesses casos.

Como prevenir as brotoejas?

Se você tem tendência a desenvolver a dermatite de calor, sua melhor opção é tentar não se expor diretamente à luz solar ou ficar em ambientes úmidos por muito tempo. Uma vez que isso nem sempre é fácil de fazer, especialmente nos meses de verão, aconselhamos que você use roupas com tecidos respiráveis ​​(como algodão, seda ou linho) o máximo possível. Em atividades que exijam esforço físico, como durante a prática de esportes ou na academia, dê preferência a roupas com tecidos tecnológicos, desenvolvidos para permitir uma boa respiração da pele. Obviamente, isso também se aplica a crianças pequenas. Tenha cuidado para não vestir seus filhos com roupas muito grossas ou apertadas em temperaturas mais altas de forma a garantir a circulação de ar.

Primeiros resultados após 6 semanas

Na FORMEL Skin, um médico experiente te acompanha durante todo o tratamento e ajusta individualmente os princípios ativos do seu produto. Mesmo que cada pele seja diferente, você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura