Causas

Causas

Sabemos que as imperfeições da pele acontecem, particularmente, durante a puberdade. Mas o que causa as espinhas, já que elas também ocorrem em outros momentos da vida?

Aqui você entende a influência dos hormônios no surgimento das espinhas e quais fatores as promovem. 

Apoiado por médicos e farmacêuticos de renome

Índice

As espinhas podem ser hereditárias?

Estudos mostraram que a predisposição para acne e espinhas pode ser herdada, pois as condições fisiológicas das glândulas sebáceas podem ser transmitidas. Os especialistas, portanto, supõem que há uma chance de 50% de que uma criança esteja predisposta se ambos os pais já tiverem acne. No entanto, a predisposição hereditária só aumenta a probabilidade básica de ocorrência de espinhas, enquanto outras causas são responsáveis por seu desenvolvimento. Na maioria dos casos, as condições favoráveis são as oscilações hormonais. Porém, há uma série de fatores ​​que colaboram para o surgimento da acne, entre eles, a alimentação, estilo de vida e hábitos diários. 

Oscilações hormonais como causa de espinhas

As espinhas podem se desenvolver não apenas durante a puberdade, mas também na idade adulta ou na infância. Há razões simples para isso: as oscilações hormonais são o principal gatilho para a acne na adolescência. Ao mesmo tempo, elas também podem ocorrer em outros momentos da vida como durante a gravidez, na interrupção do uso da pílula anticoncepcional, ou na menopausa.

Espinhas geralmente ocorrem quando o equilíbrio natural entre os hormônios sexuais masculinos e femininos é desregulado. Uma superprodução de hormônios sexuais masculinos (andrógenos) aumenta a produção sebácea (oleosidade da pele) e, ao mesmo tempo, estimula a queratinização. Os resultados são bloqueios que ocorrem na forma de acúmulos de produção sebácea que se tornam visíveis como cravos (comedões). Assim que os cravos entram em contato com as bactérias, pode ocorrer uma inflamação, o que leva ao surgimento de espinhas e outros sintomas (como pápulas e nódulos).

Primeiros resultados após 6 semanas de tratamento

Temos um tratamento médico personalizado para cada tipo de pele com profissionais que acompanham você durante todo o processo, ajustando os ingredientes ativos dos seus produtos. Mesmo que cada pele seja diferente, com a FORMEL Skin você verá os primeiros resultados em apenas 6 semanas.

Cosméticos com ingredientes comedogênicos

O cuidado e a limpeza adequados da pele desempenham um papel importante na prevenção e no tratamento das espinhas. O problema é que produtos de cuidado e de limpeza, assim como cosméticos e protetores solares (além dos produtos pós-sol), muitas vezes, contêm ingredientes comedogênicos (que entopem os poros) e favorecem o desenvolvimento de cravos e espinhas. Se a sua pele já é propensa a espinhas, você deve escolher produtos que indicam ser "não comedogênicos" na embalagem, e que não contenham os seguintes ingredientes

  • Óleo de coco/oliva
  • Parafina
  • Vaselina
  • Álcool de lanolina acetilado
  • Miristato de isopropila
  • Oleth-3

 

Um alto teor de gordura nestes produtos pode ter um efeito semelhante na pele.

Como limpar a sua pele:

add photos

1º passo

Preencha o questionário sobre a sua pele
add photos

2º passo

Envie 3 fotos do seu rosto para nossos médicos
doctor treatment

3º passo

Seu médico prescreve os ingredientes ativos do seu tratamento
treatment delivery

4º passo

Sua fórmula é manipulada e enviada gratuitamente
doctor message

5º passo

Seu médico fica disponível para dúvidas e faz os ajustes necessários na sua fórmula mensalmente

Alimentação rica em carboidratos de cadeia curta

Estudos demonstram que uma dieta com determinados grupos de alimentos pode ter uma forte influência na aparência da pele e no controle do surgimento de espinhas. Além dos produtos lácteos (como o leite semidesnatado), alimentos com alto índice glicêmico (IG) impactam no surgimento da acne em muitas pessoas. Isso acontece porque alimentos como bebidas açucaradas, além de arroz branco, batatas fritas, flocos de milho e pão branco, fazem com que o nível de açúcar no sangue suba rapidamente. Como resultado, o corpo produz mais insulina para converter os carboidratos de cadeia curta em energia. Ao mesmo tempo, a insulina aumenta a produção de óleo pela pele, o que facilita o entupimento dos poros e o desenvolvimento de cravos e espinhas.

Ingredientes dos medicamentos

Em casos mais raros, certos ingredientes de medicamentos podem afetar a sua pele e causar espinhas. Esta relação foi observada com mais frequência em vários medicamentos esteróides, em preparações vitamínicas (como vitamina B6 e vitamina B12) e em medicamentos contendo cloro e bromo. 

Produtos têxteis afetados com bactérias

Quando tecidos que entram em contato com a pele (como toalhas) não são lavados regularmente, o acúmulo de bactérias ocorre de forma rápida, causando inflamação e espinhas ao entrarem em contato com os cravos. Além das toalhas, também são problemáticas as fronhas, que podem causar espinhas no queixo, ou as roupas de cama que não são trocadas regularmente, pois promovem o desenvolvimento de espinhas nas costas. Se você tem a pele sensível e/ou transpira muito nos meses de calor, o melhor é trocar a roupa de cama, pelo menos, uma vez por semana.

Mais raramente, também pode acontecer da sua pele reagir aos ingredientes de certos sabões ou amaciantes de roupa, causando irritação na pele ou aparecimento de espinhas, mesmo em tecidos frescos.

Cigarros como promotores da inflamação

Espinhas são inflamações que precisam cicatrizar. Porém, o tabaco contém várias substâncias que promovem a inflamação e, ao mesmo tempo, retardam a cicatrização das feridas. Uma das razões para isso é que a fumaça do cigarro estreita os vasos sanguíneos e dificulta o fornecimento de oxigênio à pele.

Aumento da produção sebácea devido à alta umidade

A alta umidade pode ajudar a aumentar a produção sebácea, principalmente se você usa roupas justas e menos respiráveis. Desta forma, o entupimento dos poros é facilitado, promovendo a formação de espinhas.

Toques no rosto

Aconselhamos você a não estourar cravos e espinhas. Basicamente, você deve tentar tocar seu rosto o mínimo possível. Geralmente, há quantidades enormes de bactérias em suas mãos, e se os cravos já existentes entrarem em contato com elas, o risco de inflamação aumenta. O mesmo se aplica se você fizer ligações telefônicas frequentes, porque o seu celular também é um reservatório de bactérias e deve ser desinfetado com a maior frequência possível (com lenços antibacterianos, por exemplo).

Estresse como gatilho indireto

Os especialistas supõem que os hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol, aumentam a produção sebácea, facilitando a obstrução dos poros e a formação de espinhas. Além disso, a cicatrização de feridas é retardada quando, sob estresse, o corpo produz substâncias que facilitam sua inflamação. 

Ao mesmo tempo, o estresse também pode desencadear espinhas de forma indireta. Em fases estressantes da vida, aspectos como cuidados certos com a pele e/ou alimentação saudável ficam em segundo plano e, se você se estressa, os toques no rosto se tornam mais frequentes, ou você pode desenvolver o hábito de fumar. O estresse também pode levar rapidamente a uma ou mais causas que foram mencionadas aqui, desencadeando a acne. 

Espinhas de calor por acúmulo de suor

As espinhas de calor não surgem dos cravos, sendo assim, não estão relacionadas a espinhas da acne. Elas ocorrem principalmente em altas temperaturas, quando o corpo produz muito suor que não é drenado adequadamente por causa de roupas muito apertadas, por exemplo, ou que não deixam a pele respirar adequadamente. Normalmente, as espinhas de calor não precisam de tratamento especial, e desaparecem sozinhas se você evitar a transpiração intensa e resfriar bem a pele.

Espinhas pós-barba

As espinhas que surgem depois que você se barbeia, geralmente, ocorrem quando o atrito causado pela depilação ou pelo ato de barbear causa pequenas feridas na pele, permitindo a penetração de bactérias e sua consequente inflamação. Se há alguma predisposição para a acne, em alguns casos os ingredientes comedogênicos (que entopem os poros) de alguns produtos de limpeza e de cuidados com a pele favorecem o desenvolvimento de feridas. Nenhum tratamento especial é necessário na maioria dos casos e as espinhas pós-barba desaparecem sozinhas após alguns dias.

1 artigos selecionados

Como tratar brotoejas em crianças pequenas e adultos?
Saiba mais

Mais informações

Receba conteúdos relevantes sobre temas dermatológicos

Compra segura
Selo RA Verificada
Verificada por
Selo RA Verificada
Guia da pele
Compra segura